domingo, 17 de julho de 2011

Grandes games clássicos que se tornaram gratuitos


A grana está curta e você é saudosista. É uma combinação perigosa, já que encontrar games antigos para comprar na internet pode custar caro, por conta do alto valor de mercado de algumas “raridades”. Mas, para contornar este pequeno empecilho, há sempre opções que podem fazer a alegria de quem não se importa em jogar velharias, desde que sejam clássicos inesquecíveis, e por um pequeno valor. 
Na verdade, este pequeno valor é inexistente neste caso, já que algumas companhias de games resolveram liberar seus clássicos assim, de graça, para quem quiser jogar online ou realizar o download para aproveitar com mais calma. Lembrando destes títulos, reunimos um conjunto com 10 destas iniciativas, para que você comece o seu “garimpo virtual”. Vamos conferir? 
- Coleção Rockstar 
A produtora de Grand Theft Auto, o GTA, não deixou os fãs da série chupando dedo ao lançar os dois primeiros games gratuitamente, para download em seu site. Desta forma, Grand Theft Auto Grand Theft Auto 2 caíram na rede, no endereço www.rockstargames.com/classics
Clássicos da Rockstar (Foto: Divulgação)Clássicos da Rockstar (Foto: Divulgação)
Baixar estes jogos é muito simples: basta preencher um pequeno cadastro com alguns dados pessoais, na parte inferior da página, e realizar o download a partir de um link que será enviado para seu e-mail. Se você tem saudades da época em que GTA apresentava aquela visão superior e gráficos bem mais simples (porém divertidos!) que os da atualidade, esta é uma pedida ideal.
E, se você é fã dos clássicos da Rockstar em geral, ainda pode aproveitar também a disponibilidade do game de ficção científica Wild Metal, no mesmo link.
- Pac-Man do Google 
Para comemorar os 30 anos da série Pac-Man, o Google lançou, em meados de 2010, uma versão online e gratuita do famoso comilão amarelo. O game, na verdade, é um “doodle“, que é o nome dado ao logotipo modificado da empresa em sua página de buscas. A novidade fez tanto sucesso que o jogo está online até hoje, no seguinte endereço: www.google.com/pacman
Pac-Man do Google (Foto: Divulgação)Pac-Man do Google (Foto: Divulgação)
São mais de 250 fases, que contam ainda com suporte a multiplayer. A jogabilidade é a mais clássica possível: correr pelos labirintos, esquivar de fantasmas e comer as pílulas que dão um poder a Pac-Man, que pode engolir seus inimigos. Hora de relembrar as horas jogadas noAtari e no fliperama neste viciante joguinho. 
- Clássicos Atari 
Por falar em Atari, o endereço www.atari.com/play pode levar os fãs do antigo console ao delírio. São mais de 10 clássicos desta empresa que foi a responsável pela alegria de muita gente nos anos 80. Entre os games disponíveis aqui estão Haunted House, Centipede eAdventure
Clássicos da Atari (Foto: Reprodução)Clássicos da Atari (Foto: Reprodução)
O mais divertido no site é que o game roda de forma fiel, como era no antigo console Atari. Dá até mesmo para configurar a imagem em preto e branco, da mesma forma que muitos jogavam em TVs antigas. Os comandos são sempre simples, com as setas do teclado funcionando como as direções do joystick do videogame e a barra de espaço como botão principal. Para jogar não é necessário qualquer tipo de cadastro, basta apertar o botão “Play”. 
- Doom 
Se você hoje gosta de jogos de tiro em primeira pessoa, um dos motivos pode ser Doom, um game que encheu os olhos da galera que gostava de jogar no PC há alguns anos. O melhor de tudo é que o primeiro jogo da série hoje foi convertido para ser aproveitado online, no site de games em Flash KongregateVeja aqui
Doom (Foto: Divulgação)Doom (Foto: Divulgação)
O game foi disponibilizado por um fã programador com a autorização da produtora id Software. A jogabilidade continua a mesma, principalmente se você o jogava mais no computador e não em suas versões que saíram para consoles. Dá até mesmo para salvar seu progresso! O único problema é que não há música, mas nem tudo é perfeito. 
- World of Warcraft 
Não estranhe a inclusão do maior e mais famoso RPG online nesta lista. Sim, ele continua pago, com mensalidades obrigatórias para quem quer se aventurar de forma mais profunda no mundo de Azeroth, mas a produtora Blizzard resolveu inserir uma boa novidade para os novatos, chamada de “Starter Edition” (Edição de Iniciante, em inglês). Clique aqui para conferir. 
World of Warcraft grátis até o nível 20 (Foto: Reprodução)World of Warcraft grátis até o nível 20 (Foto: Reprodução)
É isso mesmo você leu. World of Warcraft suporta agora uma modalidade gratuita, ainda que limitada. Basta se registrar na página do game e aproveitar as aventuras online que te aguardam, mas há limitações! Neste modo gratuito, não é possível ultrapassar o nível 20 com seu personagem, entrar em clãs com outros amigos, entre outros pequenos cortes. Parece um paradoxo, mas é um preço a se pagar pela gratuidade. Ao menos vale para quem quer conferir o game, por curiosidade, e não precisa nem mesmo cadastrar um cartão de crédito para isso. 
- Clássicos do GOG 
O site GOG, ou Good old Games, reserva uma caixa de surpresas até para o jogador mais saudosista. Aqui estão reunidos diversos clássicos de jogos para PC e Mac, como Ultima, Dungeon Keeper, Baldur’s Gate, SWAT, entre outros, todos por preços módicos. A novidade é que, ao se registrar no serviço, o jogador recebe quatro jogos gratuitos. 
Jogos grátis no GOG.com (Foto: Reprodução)Jogos grátis no GOG.com (Foto: Reprodução)
Estes quatro jogos são os clássicos Dragonsphere, Tyrian 2000 (versão remasterizada deTyrian), Teen Agent e Lure of the Tempress. Podem não ser clássicos muito expressivos, mas possuem seus fãs. Além deste, o GOG oferece ainda, também por meio de download gratuito, o título Beneath a Steel Sky, de 1994. Confira aqui
- Minigames Pica Pic 
O site www.pica-pic.com é reservado para os que não largavam os minigames há alguns anos. Sabe aqueles joguinhos com tela monocromática e de propostas simples, que preenchiam bancadas de lojas de eletrônicos e que eram febre? A grande maioria está reunida por aqui. 
Minigames clássicos na web (Foto: Reprodução)Minigames clássicos na web (Foto: Reprodução)
A criação veio da coleção de programadores e designers do estúdio Hipopotam, que resolveu agregar em um único site uma verdadeira galeria de pura nostalgia. Os minigames são reproduzidos nos mínimos detalhes, desde imagens de suas carcaças aos barulhos que os botões faziam. É possível jogar sem o menor esforço, basta selecionar o minigame favorito, jogar e depois ainda enviar sua pontuação para um ranking online. 
- SimCity Classic 
Sabemos que SimCity foi o jogo de muita gente, principalmente por conta de assuntos escolares. É que com o “boom” de computadores no Brasil, muitas escolas foram atrás deste “jogo educativo” para ensinar como era brincar naquela misteriosa máquina aos alunos, durante as aulas de informática. Por essas e outras, SimCity Classic promete levar essa galera de volta no tempo. 
SimCity Classic: grátis aqui (Foto: Reprodução)SimCity Classic: grátis aqui (Foto: Reprodução)
No endereço www.simcity.ea.com/play/simcity_classic.php a Electronic Arts disponibilizou um de seus maiores clássicos gratuitamente para quem quiser aproveitar e lembrar deste tempo onde tínhamos de nos preocupar com a encanação de uma cidade inteira! Para jogar é necessário registro gratuito no site. A partir daí, basta construir, demolir e o que mais lhe der vontade em um dos primeiros jogos da série de simuladores, que mais tarde deu origem a títulos como The Sims e similares. 
- ScummVM 
ScummVM, na verdade, não é um jogo, mas sim um software gratuito que permite a jogos antigos do tipo adventure (de produtoras como LucasArts e Sierra) em máquinas para os quais não foram desenvolvidos. Tais jogos são incompatíveis com os sistemas operacionais modernos, pois fazem exigências exóticas sobre memória. Para utilizar o ScummVM, basta ter o CD-ROM ou os disquetes dos jogos que se deseja rodar e carregá-los no programa fazendo os ajustes necessários. 
Games clássicos nos computadores atuais (Foto: Reprodução)Games clássicos nos computadores atuais (Foto: Reprodução)
Se você ainda não entendeu, o ScummVM permite jogar novamente títulos como Indiana Jones and the Fate of Atlantis, Full Throttle, The Secret of Monkey Island Loom. O sistema pode ser complicado de se executar, por isso é recomendada a leitura minuciosa do site oficial:www.scummvm.org
- Marathon 
A produtora Bungie resolveu presentear os fãs ao lançar, gratuitamente, os games da série Marathon para download. Se você não conhece, saiba que este é o “pai” do jogo moderno de tiro em primeira pessoa Halo, também da Bungie
  •  
Marathon (Foto: Divulgação)Marathon (Foto: Divulgação)
Os games estão disponíveis para Windows e Mac no endereçowww.trilogyrelease.bungie.org. Vale pela curiosidade em conhecer as origens de Halo – muito do visual, jogabilidade e inspiração para a história da saga de Master Chief vem daqui. Obrigatório para quem é fã e para quem quer saber um pouco mais da história dos games.

FONTE: http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2011/07/grandes-games-classicos-que-se-tornaram-gratuitos.html

Nenhum comentário: